quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Introdução

O que é Inspeção de Soldagem?
Inspeção de Soldagem é o controle realizado durante a soldagem, visando cumprir a risca todas as especificações estabelecidas no procedimento. Os principais itens inspecionados são:
Material de Base (metal de base);
Preparação da Junta;
Montagem;
Mão-de-obra (soldador);
Material de Adição (metal de adição);
Eficiência dos Meios de Trabalho e Execução;
Remoção dos Passes de Raiz;
Tratamento Térmico;
Seqüência de Soldagem;
Remoção de Escória;
Posicionamento do Soldador (posição de soldagem).
Como se tornar um Inspetor de Soldagem?
Até o presente momento para você se tornar um Inspetor de Soldagem N1 (nível 1) deverá cumprir 3 passos:
1o passo: Concluir com sucesso o curso de preparação para Inspetor de Soldagem N1. Existem várias escolas que oferecem o treinamento (vou me abster de propaganda gratuita, busquem na NET), que em média custam R$ 2.500,00, e em geral a média é 7,0.
2o passo: Solicitar a Qualificação como Inspetor de Soldagem frente à FBTS. Para isso o candidato deverá enviar à FBTS a sua documentação básica (registros pessoais, formulário de solicitação, fotos, termo de conduta) + certificado do curso + comprovante de experiência conforme tabela abaixo:

Sua documentação sendo aprovada, você receberá em casa o boleto para pagamento da taxa de qualificação, que em média custa R$ 1.700,00.
3o passo: Etapa das provas de qualificação. São 7 provas (as escritas de: Teórica, Documentos Técnicos e Tratamento Térmico; as práticas: de Acompanhamento de Soldagem, Visual Dimensional, Consumíveis e Dureza.), que poderão ser divididas em Etapas (escritas e práticas) ou fazer todas de uma só vez, Integral.
Em quanto tempo consigo me qualificar?
Isso depende de qual CEQUAL (Centro de Exame de Qualificação) se solicita as provas, mas em média se você solicitar Integral = 12 meses; e se for em Etapas = 18 meses.
Após esses passos concluídos com sucesso, você receberá a carteirinha de reconhecimento da FBTS e com ela poderá desempenhar as funções de ISN1 (Inspetor de Soldagem Nível 1).
Abraços aos amigos Inspetores e boa sorte aos que estão entrando na área.
Ubiraci Veiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário